Prefeitura de Nova Venécia emite nota de esclarecimento sobre volta as aulas

NOTA OFICIAL 

Em relação à matéria publicada em jornal de grande circulação sobre o início das  aulas no município de Nova Venécia, queremos esclarecer e informar à toda  comunidade escolar (pais, alunos, profissionais da educação) e população em geral: 

  1. A informação veiculada foi em resposta à amplo levantamento solicitado pela  AMUNES, UNDIME e MPES, em referência à previsão do início do ano letivo  de 2021. 
  2. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, neste  momento, está efetuando um amplo estudo, por meio de levantamento de  dados e informações sobre a real situação da gestão rede de ensino, estrutura  das escolas, quadro de pessoal, demanda a ser atendida, oferta do transporte  e da merenda escolar, etc. 
  3. Faz-se necessário informar à população que, por aprovação da gestão anterior,  o Calendário Escolar para 2021, está previsto para início das aulas em 03 de  fevereiro. Fato este totalmente inviável e impraticável, pela situação atual da  pandemia e da falta de preparo da rede de ensino. 
  4. Foi criada a Comissão de Gestão Pró Educação e Saúde, composta por  representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de  Administração, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Assistência Social, representante dos Professores e de Pais de alunos, Conselho Municipal de  Educação, Diretores de Escola, Vigilância Sanitária, para, em conjunto,  analisar, avaliar as condições e os encaminhamentos a serem dados. 
  5. Nesta data, 25 de janeiro de 2021: 
  6. a) Está definido que as aulas não começarão dia 03 de fevereiro, conforme  previsto no Calendário Escolar aprovado pela gestão anterior. 
  7. b) Início em março de 2021, foi uma previsão. Não existe data marcada, nem  formato definido. Isto será decidido com a participação de todos os  segmentos envolvidos. 
  8. c) Aulas presenciais em 2021, é uma exigência legal da LDB. 

Não se trata apenas de definir uma data para o início das aulas. É preciso garantir, em  primeiro lugar, as condições de segurança e saúde para todos envolvidos no processo  educacional. É necessário garantir uma Educação de qualidade para todos. Um processo ensino aprendizagem eficiente será prioridade nesta gestão. Isto requer  planejamento, seriedade, responsabilidade e compromisso. 

É nisso que estamos trabalhando. 

André Wiler Silva Fagundes e Wanessa Zavarese Sechim

Prefeito de Nova Venécia e Secretária de Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here