Deputado Da Vitória pede para Petrobras não retirar plataforma do litoral norte do ES

O deputado federal Da Vitória (Cidadania-ES) solicitou à Petrobras que não retire do litoral norte capixaba a plataforma instalada no campo de Cação, entre Linhares e São Mateus. Apesar de a estrutura não realizar mais extração desde o ano de 2010, a plataforma serve desde então como um recife natural, atraindo diversas espécies de peixes.

No pedido encaminhado à Petrobras, à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e à Secretaria de Governo da Presidência da República, Da Vitória justifica que foi procurado por um grupo de pescadores de Urussuquara, Barra Seca, Pontal do Ipiranga, além de empresários do litoral de Linhares e São Mateus que defenderam a permanência da estrutura, que atualmente serve de atrativo turístico para praticantes de pesca esportiva, além da própria atividade pesqueira na região.

“Em contato com os pescadores da região, recebi este pedido. Eles vivem das atividades econômicas da pesca e do turismo pesqueiro, e as estruturas são essenciais para a vida marítima no local. Semanalmente dezenas de profissionais praticantes de mergulho, de pesca esportiva, vão ao local, estimulando o turismo. Isso gera renda para as famílias que moram na região que também exercem a atividade pesqueira”, destacou o deputado Da Vitória no documento.

Além disso, o parlamentar ressalta que a contratação do descomissionamento da plataforma está estimada em mais de R$ 120 milhões. “Não justifica gastar essa quantia para retirar a estrutura que não é mais utilizada e não tem prejuízo ambiental nenhum, pelo contrário, a plataforma ajuda na preservação da vida marinha”, finalizou Da Vitória.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here